Chega ao Chile ex-guerrilheiro condenado por sequestro de Washington Olivetto
Santiago do Chile, 13 nov (EFE).- O ex-guerrilheiro chileno Alfredo Canales Moreno, condenado em 2002 no Brasil a 30 anos de prisão pelo sequestro do publicitário Washington Olivetto, chegou nesta quinta-feira a Santiago para cumprir em seu país de origem o resto da pena.
Canales chegou custodiado por policiais chilenos que foram buscá-lo no Brasil e mantido algemado durante o voo de quatro horas, contou aos jornalistas o subprefeito Pedro Cuevas, chefe do Escritório de Interpol Chile, que acrescentou que foi colocado com um colete a prova de balas no momento do desembarque.
O processo de transferência foi iniciado há algumas semanas, quando o Ministério da Justiça notificou a aprovação da mudança de Canales Moreno para o Chile pelas autoridades brasileiras.
A solicitação de mudança foi pedida pelos ex-guerrilheiros às autoridades penitenciárias do Brasil.
Após sua chegada ao Chile os soldados da PDI o puseram à disposição da Gendarmaria (Serviço de Prisões), que o levou para a Prisão de Alta Segurança (CAS), de Santiago, para cumprir o resto de sua pena.
Canales foi preso em 1º de fevereiro de 2002 por integrar uma célula subversiva que planejou e sequestrou Olivetto, fundador da agência W/Brasil, em dezembro de 2001 em uma simulação de blitz policial.
Os sequestradores, incluindo outros chilenos, pediram US$ 10 milhões por sua libertação e trancaram o empresário em um quartinho à prova de ruídos durante 53 dias.
Os sequestradores foram condenados a 30 anos de prisão pelo sequestro com o agravante do longo cativeiro e das torturas a que submeteram o refém.
Canales, um antigo membro do Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR), fez parte, após o fim da ditadura militar chilena, do Exército Revolucionário dos Pobres, que pretendia expandir a luta armada por toda a América Latina.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.