Chegada de imigrantes cubanos aos EUA aumenta em 30%

  • Por Agencia EFE
  • 09/09/2015 20h42
  • BlueSky

Miami, 9 set (EFE).- Mais de 31.000 cubanos chegaram aos Estados Unidos através da fronteira com o México e do porto e do aeroporto de Miami durante os primeiros 10 meses do atual ano fiscal, um aumento de 30% em relação ao ano anterior, informou nesta quarta-feira à Agência Efe o Escritório de Alfândegas e Proteção de Fronteiras (CBP).

Segundo o CBP, de 1º de outubro de 2014 a 31 de julho deste ano, chegaram 31.314 cubanos através da fronteira com o México e do porto e aeroporto de Miami (Flórida), enquanto durante todo o ano fiscal anterior (de outubro de 2013 a setembro de 2014) chegaram 22.162.

Através de El Paso e Laredo (Texas), Tucson (Arizona) e San Diego (Califórnia) entraram 23.213 imigrantes cubanos, enquanto por Miami foram 8.101, segundo os números aos quais a Efe teve acesso.

O fluxo de cubanos que tentam chegar aos EUA por via marítima também ultrapassou até o momento o total do ano fiscal anterior, segundo a guarda costeira, que repatriou apenas esta semana mais de uma centena de cubanos e interceptou hoje outros oito no estreito da Flórida.

As autoridades nos Estados Unidos não descartam que este aumento esteja relacionado de alguma forma com a normalização de relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos, segundo informou a imprensa de Miami.

De outubro de 2014 até o momento tentaram chegar ao litoral americano 4.084 cubanos, enquanto em todo o ano fiscal anterior foram 3.677 imigrantes ilegais dessa nacionalidade.

Os dados incluem “os interceptados no estreito da Flórida, no Caribe e no oceano Atlântico pela guarda costeira e pelos relatórios de outras agências estrangeiras, como as de Cuba, sobre tentativas que foram frustradas e os que tocam solo americano”.

Estes últimos se enquadram na Lei de Ajuste Cubano de 1966 e sua política de “pés secos/pés molhados que estabelece que os cubanos que chegam a solo americano podem ficar, enquanto os interceptados no mar, mesmo a poucos metros da margem, são devolvidos a Cuba.

Nesta semana, a guarda costeira repatriou pelo menos 116 imigrantes cubanos que tentaram chegar por mar aos EUA e que foram interceptados em várias operações em águas do estreito da Flórida.

Os imigrantes, que navegavam em precárias embarcações, foram interceptados e resgatados em quatro operações diferentes e repatriados à baía de Cabañas, em Cuba, segundo a instituição.

Além disso, a guarda costeira interceptou esta tarde outros oito cubanos no litoral de Key Biscayne, que serão repatriados em breve. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.