Chegando o prazo, melhor é declarar Imposto de Renda mesmo com dúvidas

  • Por Jovem Pan
  • 29/04/2014 17h04
  • BlueSky

Nesta quarta-feira termina o prazo de entrega de declaração do Imposto de Renda. Ter deixado para declarar o tributo na última hora “é preocupante”, aumenta as chances de erros graves e a possibilidade de “cair numa malha fina”, diz o vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, José Maria Chapina Alcazar. Ele, contudo, também dá recomendações para quem ainda vai cumprir a obrigação.

Os erros mais comuns podem estar na “falta de uma informação, deduções com despesas médicas, instruções, informes de rendimentos com a fonte pagadora”. Alcazar enfatiza bastante para se ter cuidado em “não omitir nenhuma fonte pagadora”, como “despesas com pensão alimentícia, despesas médicas, despesas com educação”, etc. Para não ter dor de cabeça depois, é fundamental primeiro ter toda a documentação em mãos.

Mas, se não for possível, “na dúvida, faltando alguma informação, entregue a declaração de renda no prazo e depois retifique, para que não fique sujeito a multa, pela omissão ou falta de entrega”, orienta Alcazar. A retificação posterior é necessária para não haver incompatibilidade com os dados governamentais.

Sem malha fina

O vice-presidente da ACSP ressalta novamente “o cuidado de ter essas informações precisas, porque o banco de dados hoje do Governo Federal é muito eficiente, então qualquer erro que você declarar na declaração de renda de pessoa física e não bater com o banco de dados da Receita Federal cai na malha fina, e aqueles que têm restituição de imposto poderão ser prejudicados”.

“O contribuinte brasileiro já está prejudicado com a indexação da tabela do imposto de renda”, lamenta ainda Alcazar. “Ela foi regulamentada em 4.5% e nós estamos vivendo uma inflação de 6% a 7%”, diz. “Então os contribuintes estão recebendo menos dinheiro de volta”.

Além deste aumento indireto de carga tributária, que atinge a todos, o contribuinte que literalmente deixar para a última hora poderá enfrentar congestionamento no site da Receita e, se não conseguir declarar suas contribuições até as 23h59 de quarta-feira terá que arcar com multa de valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto sobre a renda, de acordo com a página online da Fazenda.

 

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.