Chicungunha se espalha pela Venezuela

  • Por Agencia EFE
  • 11/08/2014 14h03

Caracas, 11 ago (EFE).- O vírus chicungunha está se espalhando pela Venezuela e, além de Caracas, já atinge os estados de Aragua, Vargas, Guárico e Carabobo, os mais afetados do país, com 152 casos da doença, informou nesta segunda-feira o Ministério da Saúde.

Do total de casos, 82 de transmissão local e 70 importados por turistas contaminados por mosquitos nas ilhas do Caribe e do Suriname, 58 foram confirmados na última semana, entre 1º e 8 de agosto, detalhou em comunicado o diretor-geral de Saúde Ambiental do ministério, Jesus Toro.

De acordo com ele, alguns hospitais particulares da capital “não estão notificando” os casos suspeitos às autoridades sanitárias do local, mas sim “enviando amostras ou os pacientes diretamente ao Instituto Nacional de Higiene, ocasionando irresponsavelmente a demora das medidas de vigilância, resposta e controle de vetores”, sustentou.

Toro pediu que a população “evite a picada” do mosquito aedes aegypti, cuja fêmea é o transmissor do chicungunha, “aplicando repelentes na pele e na roupa, e dormindo com mosquiteiros”, além de eliminar a água parada onde se reproduzem com facilidade.

Esse mesmo mosquito transmite a dengue, doença endêmica na Venezuela que, até julho, registrou 33.497 casos, de acordo ao último boletim do Ministério da Saúde. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.