Chile homenageia dois estudantes assassinados durante manifestação

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 22h27

Santiago do Chile, 14 mai (EFE).- Centenas de pessoas participaram nesta quinta-feira em várias cidades do Chile em homenagens aos dois jovens assassinados hoje no porto de Valparaíso ao término de uma manifestação estudantil.

O maior ato aconteceu na capital Santiago, onde várias centenas de pessoas se reuniram Praça Itália com velas para lembrar os jovens assassinados.

Os manifestantes cortaram o trânsito no ponto onde começa a Alameda, a principal avenida da capital.

Manifestações similares se repetiram em outros pontos do país como Valparaíso, Concepción, Temuco e Osorno.

Exequiel Borbarán, de 18 anos, e Diego Guzmán, de 25, morreram hoje após serem baleados por um homem porque estavam danificando a fachada de seu domicílio em Valparaíso.

De acordo com as primeiras informações divulgadas pela polícia, as vítimas estavam fazendo uma pichação na porta de uma residência logo depois do término da manifestação. O proprietário do imóvel notou a presença dos jovens e começou a discutir com eles.

Várias testemunhas relataram que o filho do dono da casa saiu para a rua com um revólver e disparou, atingindo um dos manifestantes no braço e outro no tórax. Ambos foram encaminhados para um hospital em Valparaiso, mas não resistiram aos ferimentos.

As vítimas eram alunos da Universidad Santo Tomás e Diego Guzmán, o mais velho, era dirigente da juventude do Partido Comunista.

O suposto autor dos disparos foi detido pela polícia, que ainda não encontrou no domicílio do suspeito a arma utilizada no duplo assassinato.

As autoridades policiais não divulgaram ainda a identidade do suspeito, mas confirmaram que tem antecedentes por várias detenções e um indiciamento por lesões graves em 2010. EFE

gs/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.