Chile quer aliança com o Brasil para levar seus produtos à África
São Paulo, 4 mai (EFE).- O Chile anunciou nesta segunda-feira sua intenção de exportar seus produtos à África em aliança com o Brasil, durante a abertura da maior feira supermercados de alimentos e bebidas da América Latina que acontece em São Paulo.
“Temos um horizonte de trabalho conjunto em feiras na África, aproveitando a penetração do Brasil nesse continente, tal como fazemos em alguns lugares com nossos sócios na Aliança do Pacífico (Peru, Colômbia e México)”, disse à Agência Efe o diretor da agência de promoção de exportações ProChile, Roberto Paiva.
O Chile foi o país “convidado de honra” da 31ª edição da feira de supermercados APAS, na qual celebrou o fato de que o Brasil é o primeiro destino do azeite de oliva chileno.
“O Brasil é o primeiro comprador de salmão, azeite de oliva e nozes chilenas”, lembrou Paiva.
O funcionário destacou que o sistema de feiras é uma oportunidade para aproximar mais o maior mercado latino-americano dos produtos chilenos, inclusive o vinho e as frutas secas.
Nesse sentido, se negou a falar de crise econômica no Brasil e ressaltou que se o país não tem previsão para crescer, manterá um mercado potencial para exportações chilenas “muito grande e com capacidade para crescer, como o vinho”.
“O que nos interessa é compartilhar mercados. Nós não somos concorrentes diretos, mas complementares”, declarou Paiva, destacando que as exportações chilenas ao Brasil subiram 6% em 2014.
Outros países latino-americanos, como Argentina e Equador, se destacaram no evento com seus postos de exibição de produtos em procura do apetitoso mercado consumidor brasileiro.
“Os produtos argentinos são cada vez mais do gosto do brasileiro. Basta ver que nos restaurantes brasileiros domina o varietal Malbec, tipicamente argentino”, declarou à Efe o cônsul geral da Argentina em São Paulo, Agustín Molina.
O diplomata assinalou que a desaceleração da economia brasileira “não causa problemas para que os empreendedores argentinos apostem no Brasil, com o mercado paulista como porta de entrada”.
A Argentina é o principal sócio do Brasil no Mercosul e o terceiro geral, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Por sua parte, o Equador exibiu através de seu stand oficial na feira sua nova aposta pelo ceviche, com uma série de degustações, assim como a promoção da companhia aérea Tame, que no ano passado começou a realizar o trajeto Quito-São Paulo. EFE
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