China: 60 pessoas são presas por confronto entre polícia e manifestantes

  • Por Agencia EFE
  • 13/05/2014 04h33

Pequim, 13 mai (EFE).- Cerca de 60 pessoas foram detidas por participação nos enfrentamentos entre a polícia e manifestantes durante um protesto contra a construção de uma incineradora na cidade de Hangzhou, no leste da China, informou nesta terça-feira a imprensa estatal.

Dos detidos, 53 são acusados de distúrbios, enquanto os outros sete foram presos por “divulgarem rumores” sobre o protesto, que aconteceu no último sábado e no qual houve dezenas de feridos, de acordo com o Departamento de Segurança Pública de Hangzhou, citado pela agência oficial “Xinhua”.

Alguns dos detidos atacaram com pedras os policiais e seus veículos, enquanto os presos por divulgação de informação falsa foram indiciados, entre outros motivos, por publicar que as autoridades tinham causado a morte de alguns manifestantes, o que foi negado pelo governo local.

Pelo menos 39 pessoas (29 policiais e dez manifestantes) ficaram feridas nos protestos, que pediam o fim dos planos de construção de uma incineradora altamente poluente.

O governo local de Hangzhou, uma das cidades com melhor qualidade de vida e preservação do meio ambiente no país, garantiu no dia seguinte aos incidentes violentos que as obras não seriam iniciadas se o projeto não contasse com o apoio da opinião pública.

Os protestos ambientais, que em muitos casos têm sucesso e conseguem impedir obras de fábricas e usinas poluentes, são cada vez mais frequentes na China, um sinal do aumento da conscientização popular sobre os graves problemas de poluição no país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.