China anuncia área de livre comércio na região Ásia-Pacífico

  • Por Agencia EFE
  • 11/11/2014 09h20

Lago Yanqi (China), 11 nov (EFE).- Os líderes mundiais que participam da cúpula Ásia-Pacífico chegaram a um acordo nesta terça-feira para criar uma área de livre-comércio na região, segundo anunciou o presidente da China, Xi Jinping, anfitrião do evento.

“Decidimos começar o processo para construir a Zona de Livre Comércio da Ásia Pacífico (FTAAP, por sua sigla em inglês) e adotamos um roteiro para alcançá-lo”, afirmou Xi ao término da cúpula. O presidente chinês disse ainda que o acordo é um “passo histórico”.

A zona de livre comércio “beneficiará as economias de ambos os lados da região Ásia Pacífico, que se encontram em diferentes períodos de desenvolvimento, e injetará um novo ímpeto ao Apec, assim como aos seus membros”, disse Xi.

A zona de livre comércio da Ásia Pacífico é um projeto debatido na região durante anos, mas que nos últimos tempos ganhou nova força pelo fato da China, uma das principais potências regionais, passar a defendê-lo.

A FTAAP, no entanto, poderia se chocar com iniciativas similares discutidas na região, como a Associação Trans-Pacífica (TPP), uma ideia defendida principalmente pelos EUA e que ganhou apoio de outros países da América, além da Austrália.

A reunião de líderes das 21 economias da região também acertou hoje a criação de uma rede para combater a corrupção de funcionários públicos. EFE

abc-rcf/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.