China aproveita crise e aumenta investimento no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 19/05/2015 08h01
infraestrutura

A China aproveita a crise financeira do Brasil e os problemas das empreiteiras com investigação da Operação Lava Jato para abrir os cofres e investir na infraestrutura do país. Nesta terça-feira (19), em encontro com a presidente Dilma Rousseff, o primeiro-ministro Li Keqiang deve anunciar US$53 bilhões para o setor.

O país asiático é o maior parceiro comercial brasileiro e emprestou à América Latina US$22 bilhões só no ano passado.

Para o embaixador Sérgio Amaral, presidente do Conselho Empresarial Brasil-China, a crise abre espaço para a entrada do capital asiático. “Neste momento a oportunidade é ainda maior: primeiro porque estamos com retração de crédito, portanto com recursos mais escassos para financiar projetos de infraestrutura, e também porque muitas das construtoras que participaram desses grandes projetos de construção civil testão com dificuldade”, explica.

Charles Tang acrescenta que o fundo de 53 bilhões de dólares será administrado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco Comercial chinês.

O premiê Li Keqiang pesquisa ainda a viabilidade de construir uma ferrovia que ligaria o cinturão agrícola brasileiro ao Oceano Pacífico pelo Peru.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.