China defende seus “direitos e interesses justificados” em ilhas disputadas

  • Por Agencia EFE
  • 28/06/2015 04h44

Pequim, 28 jun (EFE).- A China tem a determinação de salvaguardar seus “direitos e interesses justificados” de forma legítima nas ilhas Nansha, disputadas com as Filipinas e Vietnã, entre outros, e nas quais realiza controvertidas construções.

Assim assegurou o ministro de Relações Exteriores chinês, Wang Yi, durante seu discurso de inauguração ontem do 4º Fórum da Paz Mundial na Universidade Tsinghua de Pequim, segundo publica hoje a agência oficial “Xinhua”.

“Quanto às ilhas Nansha, temos absoluta determinação e suficiente capacidade para continuar protegendo nossos interesses e direitos de uma forma razoável e legítima”, disse Wang.

Situadas no Mar da China Meridional, as Nansha (em mandarim) ou Spratly, estão localizadas entre Filipinas e Vietnã, que as reivindicam, e consistem em um grupo de aproximadamente cem recifes e ilhotas, rodeados por ricos bancos de pesca e jazidas de gás natural e petróleo.

A China ordenou há alguns meses construções no arquipélago, entre elas cinco ilhotas de areia em cinco recifes, que defende para uso civil e militar e que elevaram as tensões com Filipinas e Vietnã, e também com os Estados Unidos.

Alguns analistas consideram que Pequim poderia utilizar essas instalações para desdobrar na região seus caças-bombardeiros J-11. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.