China e EUA acordam em Pequim mais cooperação contra mudança climática
Pequim, 11 nov (EFE).- A China e os Estados Unidos, os maiores poluidores do planeta, acordaram nesta terça-feira aumentar a cooperação para lutar contra a mudança climática e transformar este assunto em uma das partes mais destacadas de suas relações bilaterais.
As duas potências mundiais chegaram a este acordo durante um encontro mantido hoje em Pequim entre o vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Gaoli, e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, à margem da reunião entre o presidente de ambos países.
“A China dá grande importância para a luta contra a mudança climática e está comprometida com um modelo de desenvolvimento verde, sustentável e de baixas emissões de carbono”, disse Zhang.
O vice-primeiro-ministro chinês acrescentou que impulsionar a colaboração nesta área “está de acordo com os interesses dos países e conduz a relações bilaterais estáveis e saudáveis, assim como a intercâmbios e conversas multilaterais sobre o clima”.
Já Kerry assegurou a Zhang que os Estados Unidos querem cooperar com a China “para beneficiar o povo e contribuir aos esforços globais de combater a mudança climática”.
Kerry, que se encontra em Pequim como parte da delegação americana que acompanha o presidente Barack Obama (que inicia hoje uma visita de Estado de dois dias após o fim da cúpula da Apec), já advertiu no sábado em entrevista coletiva que buscar um consenso com a China para frear a mudança climática é uma das prioridades da primeira economia mundial.
Espera-se que ambos países cheguem a um acordo sobre a redução das emissões de carbono para aplanar o caminho à cúpula internacional sobre a mudança climática que será realizada em Paris no ano que vem.
A China enfrenta um grave problema de poluição que é fonte de frequentes protestos ao longo do país e inquieta o regime comunista, que tenta preservar a estabilidade do país a todo custo e para isso se comprometeu a reduzir os altos níveis de poluição.
No entanto, Pequim desfruta nestes dias de incomuns céus azuis, após uma série de drásticas medidas que as autoridades iniciaram para reduzir a poluição, embora só durante os dias da cúpula Apec. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.