China elogia anúncio brasileiro de redução de emissões e oferece ajuda

  • Por Agencia EFE
  • 28/09/2015 09h01

Pequim, 28 set (EFE).- A China elogiou nesta segunda-feira o compromisso anunciado pelo Brasil de redução de suas emissões de gases do efeito estufa em 37% até 2025, e ressaltou que estará em contato com o governo brasileiro para garantir que a Cúpula de Paris sobre mudança climática, que acontece no final deste ano, seja um sucesso.

“Damos as boas-vindas ao plano de ação pós-2020, e estamos prontos a continuar em contato com todas as partes, Brasil incluído, para que seus esforços sejam um sucesso”, destacou em entrevista coletiva o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Hong Lei.

Hong ressaltou que a cooperação chinesa com a comunidade internacional deve seguir o princípio de “responsabilidades comuns, mas diferenciadas”, pelo qual as nações desenvolvidas devem assumir um peso maior na redução de emissões do que as economias ainda em desenvolvimento, o que inclui a China.

Os objetivos do Brasil foram anunciados ontem pela presidente Dilma Rousseff em um discurso na sede das Nações Unidas durante a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável.

Além dessa meta, Dilma indicou que as emissões podem ser reduzidas em até 43% até 2030.

Dois dias antes, a China anunciou em Washington, paralelamente à reunião entre o presidente Xi Jinping e o presidente americano Barack Obama, que a segunda economia mundial criará um fundo de US$ 3,1 bilhões para ajudar países em desenvolvimento a diminuir os efeitos da mudança climática em seus territórios.

O país também anunciou o estabelecimento em nível nacional de um mercado de emissões de carbono, que até agora tinha sido testado somente em algumas de suas divisões administrativas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.