China inicia a construção de seu segundo laboratório de neutrinos
Pequim, 11 jan (EFE).- A China iniciou as obras de construção de seu segundo laboratório subterrâneo de neutrinos, com o qual espera avançar na pesquisa da física fundamental, informou a imprensa oficial do país.
As obras começaram no sábado em Jiangmen, na província de Cantão, e a instalação começará a operar em 2020, segundo a fonte.
O laboratório ficará a 700 metros de profundidade e operará durante 20 anos, para o que será equipado com alguns dos instrumentos mais avançados na pesquisa dos neutrinos.
Um total de 45 universidades e centros de pesquisa de todo o mundo se uniram ao projeto, que será liderado por cientistas chineses, segundo explicou Wang Yifang, diretor do Instituto de Física de Alta Energia da Academia Chinesa de Ciências.
“O novo laboratório nos ajudará a entender melhor as regras do universo e o mundo das partículas”, acrescentou.
Os neutrinos são partículas subatômicas fundamentais para entender como funciona o universo nas menores escalas, por isso que cientistas de todo o mundo, como no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), situado perto de Genebra, aceleraram nos últimos anos a pesquisa sobre eles. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.