China propõe a Seul celebração conjunta da independência da península coreana

  • Por Agencia EFE
  • 04/07/2014 03h37

Pequim, 4 jul (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, propôs para a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, que os dois países celebrem de forma conjunta o 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial e a independência da península coreana do Japão em 2015.

Segundo um comunicado divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério das Relações Exteriores chinês em seu site, Xi fez a proposta durante a reunião de ontem entre as delegações dos dois países na Casa Azul, a residência presidencial de Seul.

“China e Coreia do Sul poderiam celebrar conjuntamente as comemorações por ocasião do 70º aniversário da vitória contra o fascismo e da libertação da península de Coreia da dominação colonial do Japão”, disse Xi a Park, segundo a versão do Ministério chinês.

O comunicado não inclui uma resposta sobre a proposta por parte da presidente sul-coreana.

China e Coreia do Sul mantêm disputas marítimas com o Japão e olham com receio para as políticas japonesas no âmbito militar devido às invasões sofridas no século XX.

De fato, dois dias antes da chegada de Xi a Coreia do Sul, tanto Pequim como Seul expressaram seu descontentamento com a decisão histórica de Tóquio de modificar sua Constituição e eliminar sua disposição pacifista ao introduzir o direito à “autodefesa coletiva”.

China e Coreia do Sul, que estiveram em lados opostos na Guerra da Coreia (1950-53), aprofundaram seus laços desde que estabeleceram relações bilaterais em 1992, especialmente no âmbito econômico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.