China vai continuar com recuperação de terras em ilhas em disputa

  • Por Agencia EFE
  • 31/05/2015 03h22

Bangcoc, 31 mar (EFE).- A China defendeu neste domingo em Cingapura sua atuação no Mar da China Meridional ao rejeitar as reivindicações dos Estados Unidos e de seus vizinhos para parar com a recuperação de terras em várias ilhas em disputa com outros países da região.

“As construções em algumas ilhas e recifes têm como principal propósito melhorar as funções destes enclaves e as condições de vida do pessoal no local”, disse o almirante chinês Sun Jianguo no marco da conferência de segurança Shangri-La Dialogue realizado na cidade-estado.

A China dragou mais de 2.000 acres de areia (cerca de 800 hectares) com o propósito de ganhar terreno ao mar em várias ilhas, cuja soberania é reivindicada por meia dúzia de países do Sudeste Asiático.

Sun, máximo representante da delegação chinesa nesta edição que termina hoje, afirmou durante seu discurso que a situação do Mar da China Meridional é “pacífica e estável” e que nunca surgiram problemas na liberdade de navegação na área.

Brunei, China, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã reivindicam total ou parcialmente mais de uma centena de ilhas e atóis localizados no Mar da China Meridional, uma zona rica em reservas submarinas de petróleo e gás, importantes locais de pesca e uma das principais rotas de transporte marítimo.

“Quando se trata de disputas marítimas com os países vizinhos, a China sempre levou em conta o maior interesse da segurança marítima”, afirmou o porta-voz do gigante asiático ao indicar que seu país realizou “contribuições positivas para a paz e a estabilidade da região”. EFE

nc/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.