Chinesa especializada em híbridos desembarca no Brasil com fábrica de ônibus
São Paulo, 14 jul (EFE).- A empresa chinesa BYD, especializada em veículos híbridos e elétricos, anunciou nesta segunda-feira um investimento de US$ 95 milhões na abertura de uma fábrica no Brasil, a primeira na América Latina.
O governo de São Paulo emitiu um comunicado informando que a fábrica da gigante chinesa será instalada no pólo industrial da cidade de Campinas, a cerca de cem quilômetros da capital paulista.
A chegada de BYD ao Brasil foi promovida pela agência de fomento do estado de São Paulo, Investe São Paulo, explicou, Luciano Almeida, ao assinar o protocolo de intenções para a instalação da fábrica.
A fábrica esta focada na renovação das frotas do transporte público no Brasil e no Mercosul, disse o comunicado oficial.
“A unidade, que contará com 450 postos de trabalho, será responsável pela montagem de ônibus elétricos, de baterias de fosfato de ferro e servirá também para a montagem de painéis solares”.
O presidente da BYD Brasil, Tyler Li, informou que ela terá capacidade para produzir de 500 a mil unidades de ônibus.
No ato da assinatura do protocolo entre a empresa e o município de Campinas, o prefeito da cidade, Jonas Donizette, disse que a prefeitura atuou de forma estruturada e bem definida na captação de investimentos com perfil tecnológico e cuidado ambiental.
“O modelo de negócio da BYD para introduzir o ônibus elétrico no mercado nacional será vendê-lo pelo mesmo preço de seu similar movido a diesel, com o contrato de leasing da bateria que será pago pela economia de combustível”.
O presidente da China, Xi Jiping, está no Brasil para a cúpula dos Brics e fará uma visita de Estado à presidente da Dilma Roussef na quarta-feira. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.