Chioro afirma que vacina eficaz contra dengue não será disponível a curto prazo
Tenda de combate à dengue. "Nas tendas
Tenda de combate à dengue em São José dos CamposO ministro da Saúde, Arthur Chioro disse nesta segunda-feira (11) que a vacina eficaz contra a dengue não será disponível no curto prazo e pede que sejam evitadas “falsas expectativas. A fase dois de testes do imunizante produzido pelo Instituto Butantan deve ocorrer até o fim de junho e depois há ainda uma terceira etapa.
Neste ponto vão ser aplicadas 13 mil doses do medicamento e pelo menos outras seis mil de placebo, que são soros sem o princípio ativo.
O ministro ressaltou que a perspectiva da existência de uma vacina, mesmo distante, não pode travar as políticas de prevenção.
“Agora, nós precisamos ter muita cautela quando se diz para a população que vai ter vacina. Quando se tem vacina disponível, eu não vou continuar fazendo as mesmas medidas de prevenção. E hoje, o único meio que nós temos de prevenir contra a dengue, o chikungunya e o zika vírus é exatamente combatendo os criadouros do mosquito”, explicou.
Chioro aproveitou o evento para rebater duramente o governador Geraldo Alckmin sobre o repasse de verbas federais para o setor. Ele se disse surpreso com críticas realizadas pelo chefe do executivo paulista na última sexta-feira (08) e disse que não houve qualquer redução de recursos.
*As informações são do repórter Tiago Muniz
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.