Chipre anuncia fechamento da companhia aérea nacional Cyprus Airways
Nicósia, 9 jan (EFE).- O ministro da Economia do Chipre, Harris Georgiades, anunciou nesta sexta-feira o fechamento imediato da companhia área nacional Cyprus Airways, após o anúncio da Comissão Europeia (CE) que exigiu o reembolso dos auxílios estatais considerados ilegais e concedidos à empresa desde 2007.
As operações já serão encerradas hoje, e o ministro garantiu que o governo oferecerá voos alternativos aos passageiros que tenham passagens da Cyprus Airways.
Os custos totais das mudanças de reservas que tenham como data limite de embarque o próximo dia 9 de fevereiro serão pagos pelo governo. Para voos posteriores, haverá nos próximos dias um anúncio oficial explicando os detalhes, afirmou o ministro.
Georgiades deu as declarações poucas horas depois de a CE exigir que o Chipre recupere a verba concedida ilegalmente à empresa desde 2007. A medida faz parte de um pacote de reestruturação da economia de mais de 100 milhões de euros.
Segundo o órgão europeu, a Cyprus Airways não tinha perspectivas realistas de operar de forma viável sem os “contínuos subsídios do Estado”. As normas são consideradas ilegais porque dão uma vantagem indevida à companhia sobre seus concorrentes, violando as regras comunitárias. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.