Choques em Darfur matam um soldado da ONU e deixam três feridos
Cartum, 24 mai (EFE).- Um soldado da missão conjunta da ONU e da União Africana em Darfur (UNAMID) morreu e três ficaram feridos neste sábado em choques entre dois grupos armados na região localizada no oeste do Sudão, segundo uma fonte do organismo informou à Agência Efe.
O incidente ocorreu em uma zona localizada no norte de Dafur, quando os “capacetes azuis” tentaram separar dois grupos desconhecidos que se enfrentavam entre eles.
A fonte não informou a nacionalidade dos mortos nem deu mais detalhes.
Em 2013, pelo menos 16 membros da missão de paz conjunta morreram em Darfur. Para o chefe da UNAMID, Mohammed Ibn Chambas, estes fatos constituem “crimes de guerra e uma violação explícita do direito humanitário internacional”.
O conflito de Darfur se iniciou quando dois grupos insurgentes pegaram em armas no início de 2003 contra o regime de Cartum, em protesto pela pobreza e a marginalização que os moradores da região sofriam.
A guerra causou pelo menos 300 mil mortos e obrigou 2,7 milhões de pessoas a abandonarem suas comunidades de origem, segundo dados da ONU.
A UNAMID se desdobrou na região no início de 2008 e conta na atualidade com mais de 20 mil militares, além de funcionários civis. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.