Choques entre milicianos xiitas e clã sunita deixam 5 mortos no Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 26/11/2014 08h48
  • BlueSky

Sana, 26 nov (EFE).- Pelo menos quatro membros do importante grande clã sunita Al Ahmar e um do movimento xiita dos houthis morreram nesta quarta-feira em enfrentamentos no centro da capital do Iêmen, Sana, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

Os combates começaram na madrugada no bairro Al Hasba, perto do Ministério do Interior e reduto do clã Al Ahmar, inimigo do movimento houthi, que controla Sana desde setembro.

O estopim do confronto foi a recusa de integrantes do clã Al Ahmar de parar o veículo no qual viajavam em um posto de controle houthi no bairro.

Os distúrbios deixaram sete milicianos xiitas e três sunitas feridos. Além disso, a casa de um líder tribal sunita foi incendiada.

A fonte afirmou que os houthis cercaram o complexo de casas onde vive o líder máximo de Al Ahmar, o xeque Sabeq. Autoridades tribais foram ao local para tentar controlar a situação.

Os milicianos xiitas revelaram que dois de seus membros morreram hoje em uma emboscada no sul de Sana, sem dar mais detalhes.

Al Ahmar era um dos mais influentes clãs do norte e oeste do Iêmen até que os houthis expulsaram seus integrantes de seus principais redutos na província de Amran e do norte de Sana em meados deste ano.

Os dirigentes de Al Ahmar, especialmente o magnata Hamid Abdullah al Ahmar, que vive na Turquia e é irmão menor de Sabeq, lideraram os grandes protestos que levaram à saída do poder de Ali Abdullah Saleh, em 2011.

Hamid é além disso dirigente do sunita Partido da Reforma Islâmica, que representa a Irmandade Muçulmana iemenita e é rival político dos houthis.

O movimento xiita, que expandiu seu domínio para várias províncias, enfrenta uma dura resistência nas regiões de Al Baida e Eb, no centro do Iêmen, por parte da Al Qaeda e de clãs sunitas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.