Chuvas causadas por tempestade Trudy deixam 6 mortos no México

  • Por Agencia EFE
  • 19/10/2014 18h37

México, 19 out (EFE).- Seis pessoas morreram no estado de Guerrero, no sul do México, pelas fortes chuvas causadas pela tempestade tropical Trudy, segundo informaram neste domingo autoridades da Defesa Civil, que também declararam estado de emergência em 35 municípios.

Informações divulgadas pela imprensa local explicam que no município de Ometepec, o deslizamento de uma colina soterrou três pessoas e feriu uma.

Na cidade de Cohoapa também houve um deslizamento, que matou uma pessoa, enquanto um idoso se afogou em Tecate. Uma pessoa morreu no sábado no município de Tlacoachistlahuaca após o deslizamento de outro colina.

A coordenação nacional de Defesa Civil da Secretaria de Governo emitiu neste domingo uma declaração de emergência para 35 municípios do estado de Guerrero. Sete refúgios temporários abrigam 309 pessoas que se protegem das chuvas intensas causadas pela passagem de Trudy.

Com a medida, foram ativados os recursos do Fundo para Atendimento de Emergências (Fonden), por isso as autoridades contarão com recursos para atender as necessidades alimentícias, de abrigo e de saúde da população afetada.

Alguns municípios litorâneos do estado de Oaxaca também foram afetados com deslizes, transbordamentos de rios e quedas de árvores, sem que até o momento se tenham reportado vítimas mortais.

Após se tornar uma tempestade tropical na tarde de sexta-feira, Trudy foi reduzida a depressão tropical e depois a baixa pressão remanescente.

Em meados de setembro, o furacão Odile aingiu o estado da Baixa Califórnia Sul, onde causou seis mortes e danos à infraestrutura local. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.