Ciclone Marcia castiga nordeste da Austrália

  • Por Agencia EFE
  • 20/02/2015 06h48

Sydney (Austrália), 20 fev (EFE).- O poderoso ciclone Marcia, que perdeu força ao tocar terra e foi rebaixado da categoria cinco para a três, castigou nesta sexta-feira a costa do nordeste da Austrália causando danos em residências e quedas de árvores enquanto se desloca para o centro do estado de Queensland.

Milhares de pessoas se encontram sem energia elétrica e centenas foram transferidas para abrigos, mas, por enquanto, não há informações sobre mortes, nem pessoas feridas com gravidade.

O ciclone entrou em território australiano na manhã de hoje ao tocar o solo pela baía de Shoalwater, entre as localidades de St Lawrence e Yeepoon, em Queensland, elevado à categoria máxima, cinco.

O comissário de polícia de Queensland, Ian Stewart, advertiu no início do dia em uma entrevista coletiva que a “situação é desesperadora” e que “não há dúvidas de que será uma calamidade”.

A chefe do Executivo de Queensland, Annastacia Palaszczuk, afirmou que milhares de moradores do estado passarão “por uma experiência horrível e aterrorizadora”.

O ciclone Marcia arrancou os telhados de algumas casas e derrubou várias árvores na cidade de Yeppoon, que conta com 16 mil habitantes. Segundo Palaszczuk, a tempestade atingiu a localidade quando já havia sido rebaixada para categoria 4.

Natalee Smith, moradora do local e com cinco filhos, relatou ao “Channel 9” da televisão que a passagem do ciclone, com ventos de até 200 km/h, em sua fazenda “foi apavorante”.

“Temos vacas e cabras e não fazemos ideia de onde foram parar”, disse ao revelar que Marcia arrancou muitas árvores que cercavam sua propriedade rural.

O Marcia também castigou a cidade de Rockhampton, ao sul de Yeppoon e com 70 mil habitantes. As imagens dessa cidade, inundada pelas fortes chuvas, mostram telhas metálicas pelo chão e as árvores partidas pela metade.

O Escritório de Meteorologia da Austrália informou que o Marcia, que ainda tem ventos sustentados de cerca de 150 km/h e rajadas de 205 km/h, está desacelerando progressivamente em seu deslocamento rumo ao sul.

O núcleo “destrutivo” do Marcia, que se desloca a uma velocidade de 19 km/h, está situado a cerca de cinco quilômetros ao sudoeste de Rockhampton.

Outro ciclone “gêmeo” de Marcia, o Lam, tocou o solo na madrugada desta sexta-feira no norte da Austrália com categoria quatro, mas sua intensidade já foi rebaixada para um. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.