Cidade de SP registra maior volume de chuva do ano nesta terça-feira (08)

  • Por Jovem Pan
  • 08/09/2015 20h39
Ponto de alagamento na Alameda Ministro Rocha Azevedo Folhapress Cidade de SP em estado de atenção para enchentes nesta terça (08); veja

A cidade de São Paulo está em estado de atenção para enchentes desde às 14h15 da tarde desta terça-feira (08). Segundo o meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), Adilson Nazário, a chuva acumulou volumes em torno de 55mm*. Esta já é a chuva mais volumosa em apenas um dia em todo o ano. O recorde anterior era referente ao dia 06 de março, quando choveu 38,9mm na cidade. “A chuva surpreendeu pelo volume, mas o mês de setembro costuma chover 67mm, aproximadamente”, disse o meteorologista. A expectativa, uma vez que ainda há pontos de chuva e garoa na cidade, é que o volume desta terça possa ultrapassar o volume esperado para todo o mês de setembro.

Para o coordenador de Defesa Civil do município de São Paulo, Milton Persoli, a vinda da chuva é benéfica, mas sua quantidade causou alguns transtornos para a cidade. Cerca de 35 árvores caíram, dois córregos transbordaram e foram registrados quase 40 pontos de alagamento pela cidade durante o dia*.

Queda de árvores

Persoli explicou que existe uma priorização sobre quais árvores devem ser retiradas primeiro para evitar maiores transtornos na cidade.

“Como o número é expressivo, vemos juntamente com a CET e Eletropaulo para se chegar numa priorização de qual árvore precisa ser retirada imediatamente. Inicialmente são as árvores que afetam o sistema viário principal da cidade. No momento seguinte, que é o que estamos agora, são as árvores que estão em sistemas viários mais secundários, em bairros mais residenciais”, disse.

A queda acentuada de árvores está associada a quantidade de chuva e ação do vento. A maior parte dos casos, segundo o coordenador de Defesa Civil, foi de árvores sadias, não árvores condenadas ou com problemas de pragas.

Reservatórios

O meteorologista Adilson Nazário disse que os reservatórios paulistas foram os grandes beneficiários da chuva que atingiu a cidade nesta terça-feira. “Principalmente o Cantareira, que deve ter volume bastante expressivo no levantamento da Sabesp”, que será divulgado nesta quarta-feira (09), por volta das 9h.

Segundo Persoli, pode ter chovido no Sistema Cantareira cerca de 40mm durante parte do dia: “uma quantidade bastante razoável”.

*Número aproximado até o fechamento desta matéria

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.