Cidades gaúchas enfrentam cheia histórica e prefeitos pedem liberação do FGTS

  • Por Jovem Pan
  • 28/12/2015 12h04
Divulgação/ Defesa Civil Ajuda é entregue para coordenadoria municipal de Quaraí

Quase 9 mil pessoas já são afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. São ao menos 40 cidades afetadas, entre as quais 12 decretaram situação de emergência. O número deve aumentar com a volta do recesso de Natal.

Em algumas cidades, essa é a nona enchente enfrentada em 2015. O município de Quaraí, na fronteira oeste, enfrenta a maior cheia do Rio Quaraí da história.

Os prefeitos gaúchos também cobram a recuperação urgente de estradas da área rural em razão do prejuízo a lavouras, principalmente na região de fronteira. Eles pedem também a liberação do Fundo de Garantia (FGTS) para as famílias que ainda não sacaram o benefício em chuvas anteriores deste ano, muito castigadas pelo fenômeno climático El Niño no sul do País.

A chuva também afeta Paraguai, Uruguai e Argentina. O Paraguai é o país mais atingido, com quase 130 mil pessoas afetadas e quatro mortes no país.

A presidente Dilma Rousseff, que passava o Natal na capital Porto Alegre, incluiu na agenda uma visita com sobrevoo a região mais afetada pelas chuvas, enquanto o governador Ivo Sartori estava de férias no Paraná.

Em encontro com prefeitos, a presidente destacou que a prioridade é a transferência de pessoas de áreas de risco. Veja mais detalhes aqui.

Com informações da repórter Bibiana Borba.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.