CIDH condena assassinato de blogueiro paulista e cobra investigação rigorosa
Washington, 30 dez (EFE).- A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou nesta terça-feira o assassinato do jornalista Marcos de Barros Leopoldo Guerra, que aconteceu em Ubatuba, no litoral paulista, exatamente uma semana atrás.
A vítima, de 51 anos, mantinha um blog, o “Ubatuba Cobra”, em que denunciava casos de corrupção na região, e acabou morto a tiros dentro de casa, aparentemente, por dois homens que fugiram em uma motocicleta.
Segundo pessoas próximas, Marcos vinha recebendo ameaças de morte, devido as publicações que fazia, informou em comunicado a Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da CIDH. Além disso, o órgão cobra investigação do assassinato.
“É fundamental que o Estado esclareça a causa deste crime, que identifique, processe e condene os responsáveis, e que adote medidas de reparação justa para os familiares da vítima”, aponta o texto.
O órgão ainda insistiu na necessidade da criação de protocolos especiais de investigação para casos com este, assim como a garantia de proteção para aqueles que se encontram “ameaçados por sua atividade jornalística.
De acordo com estatísticas divulgadas neste mês em Genebra, pela organização “Campanha por um Emblema de Imprensa”, o Brasil é o 10º país mais perigoso para comunicadores em 2014, com registro de quatro assassinatos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.