Cinco estados da Venezuela sofrem blecautes por incêndios em linhas elétricas
Caracas, 23 mar (EFE).- Cinco estados venezuelanos sofreram um blecaute de luz pelo reaquecimento de duas linhas que fornecem eletricidade para as regiões das planícies e andinas devido a incêndios, informou neste domingo o ministro de Eletricidade, Jesse Chacón.
“Eles começaram por causa de um aumento de temperatura debaixo das linhas e o disparo delas”, disse o ministro ao canal estatal “VTV”.
Chacón indicou que os estados afetados foram Portuguesa, Barinas, Trujillo, Mérida e Táchira e que já os trabalhos de recuperação da linha elétrica já foram iniciados, e o restabelecimento da luz nessas regiões é esperado para breve.
“Queremos pedir desculpas aos venezuelanos por este desconforto causado pelos incêndios que acontecem no verão”, disse, e insistiu que o atual é “um período seco” no qual se apresentaram “alguns problemas por incêndios florestais, incêndio de plantações” que são feitos regularmente.
Por isso, afirmou que seu escritório trabalha com os ministérios de Alimentação e Agricultura e com os produtores “para diminuir este tipo de atividade de queima e localizá-la em horas que não afetem o abastecimento de energia”.
Em dezembro de 2013 aconteceu outro blecaute na Venezuela que afetou a região centro ocidental, e três meses antes uma grande falha deixou sem energia 19 dos 23 estados do país, o que motivou a criação da chamada “Grande Missão Elétrica”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.