Cirurgião de Serra Leoa com ebola será transferido para os EUA

  • Por Agencia EFE
  • 14/11/2014 01h40

San Francisco, 13 nov (EFE).- Um cirurgião de Serra Leoa infectado com ebola será levado aos Estados Unidos para receber tratamento contra a doença no mesmo hospital de Nebraska onde se curaram outros dois infectados, informou nesta quinta-feira a emissora “CBS”.

O cirurgião, cuja identidade não foi divulgada, nasceu em Serra Leoa, mas vive de forma permanente nos Estados Unidos, por isso será transferido para o hospital no estado de Nebraska.

Segundo a “CBS News”, o cirurgião ficará internado no Centro Médico Nebraska da cidade de Omaha, onde foram tratados com sucesso outros dois pacientes infectados com ebola na África Ocidental.

O primeiro paciente com ebola que recebeu tratamento nesse hospital foi o médico Rick Sacra, que chegou em setembro, após contrair o vírus na Libéria, e recebeu alta 21 dias depois.

Após Sacra, o segundo paciente foi o cinegrafista da emissora “NBC” Ashoka Mukpo, que também tinha contraído a doença na Libéria. Mukpo foi internado no dia 6 de outubro e recebeu alta no dia 22 desse mesmo mês.

Por enquanto, não se sabe quando o terceiro paciente de ebola chegará ao Centro Médico Nebraska, já que não há confirmação por parte das autoridades, nem do próprio hospital. No entanto, alguns veículos da imprensa americana afirmaram que a internação pode ocorrer ainda nesta semana.

O hospital evitou confirmar a informação e, em um comunicado emitido hoje, se limitou a dizer que está “pronto” para receber qualquer novo paciente da doença.

“Como ocorreu com os pacientes anteriores, só teríamos a confirmação da chegada de um novo paciente quando o mesmo estivesse em um avião a caminho daqui”, disse o porta-voz do hospital, Taylor Wilson.

De acordo com o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 14.098 pessoas já foram infectadas pela epidemia de ebola na África Ocidental, das quais 5.160 morreram. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.