Clérigo pede que iraquianos votem para retirar “lobos famintos” do poder

  • Por Agencia EFE
  • 18/02/2014 10h04

Bagdá, 16 fev (EFE).- O clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr pediu nesta terça-feira que os iraquianos votem nas eleições legislativas, marcadas para 30 de abril, para retirar do poder “o grupo de lobos famintos” que governa o país.

O religioso reiterou também sua retirada da vida política. Em discurso transmitido pela televisão, al-Sadr afirmou que os governantes iraquianos têm sede de “poder e dinheiro, vieram do Ocidente e do Oriente e obedecem as ordens de seus amos”.

O clérigo considerou que atualmente o Iraque se encontra “sem vida, sem segurança e sem paz” devido a “um governo inconsciente e um Parlamento com cadeiras obsoletas que não pode defender a si próprio”.

O líder pediu que os iraquianos participem maciçamente nas próximas eleições legislativas “para que o Executivo não caia em mãos desonestas e astutas”.

O clérigo radical anunciou no domingo sua retirada da política e assegurou que não há nenhum partido que o represente a partir de agora.

“Não darei marcha à ré em minha retirada da atividade política, e estou orgulhoso de ter decidido isso”, assegurou.

O clérigo, que lidera a Corrente Sadr, parte da Aliança Nacional xiita no Parlamento iraquiano, tem intenção de fechar todos os seus gabinetes ligados a atividades políticas, sociais ou religiosas.

A ala militar do grupo, o Exército Mehdi, foi uma das milícias mais ativas na insurgência contra as tropas dos Estados Unidos após a invasão do país em 2003, mas suas atividades armadas foram suspensas em 2011 por al-Sadr após o grupo ter sido acusado de assassinatos sectários.

Moqtada al-Sadr é um dos principais críticos do atual primeiro-ministro iraquiano, o xiita Nouri al-Maliki, a quem chegou a acusar de “tentar estabelecer uma ditadura”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.