CNI rebaixa previsão de crescimento da economia para 1,8% em 2014

  • Por Agencia EFE
  • 11/04/2014 13h44

Brasília, 11 abr (EFE).- A economia brasileira crescerá 1,8% em 2014 e a inflação acumulada do ano será de 6,4%, segundo um informe divulgado nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A expectativa piorou em relação a dezembro do ano passado, quando a projeção da entidade para 2014 era de crescimento de 2,1% e 6% de inflação.

A previsão de investimento no setor industrial também foi rebaixada, de 5% para 2,5%, segundo o relatório divulgado hoje pela CNI.

De acordo com a entidade, o ano “começou com alguns resultados positivos, como um crescimento da produção industrial”, mas “também com claros sinais de alerta para a economia brasileira”.

Neste sentido, a CNI citou a “tendência de aceleração da inflação” e uma “redução acentuada do saldo da balança comercial”.

Em relação ao comércio exterior, a CNI previu que as exportações do setor chegaram a US$ 240 bilhões em 2014, contra importações de US$ 238,5 bilhões.

A CNI criticou o “longo ciclo de alta dos juros”, que estão em 11% ao ano, a adoção por parte do Banco Central de uma política de aperto monetário intensa”, a reversão de algumas desonerações tributárias, como o IPI para automóveis, e o aumento do preço da energia, entre outras questões.

“O cenário de incerteza na economia reduz a confiança do empresário e, dessa forma, a disposição de investir, variável crítica para acelerar o crescimento no curto prazo”, afirmou a nota da CNI. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.