Coalizão árabe anuncia fim de bombardeios contra os houthis no Iêmen
Riad, 21 abr (EFE).- A coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, anunciou nesta terça-feira o fim da operação “Tempestade de Firmeza” que, há quase quatro semanas, realizava bombardeios contra os rebeldes houthis no Iêmen, informou a televisão estatal saudita.
Em entrevista coletiva em Riad, o porta-voz da aliança, Ahmed al Asiri, afirmou que “a coalizão pôs fim a sua operação a pedido do governo e do presidente iemenita, após considerar que alcançou seus objetivos, que a legitimidade foi protegida e que o povo iemenita já não está exposto ao perigo como no primeiro dia”.
Além disso, anunciou uma nova operação batizada como “Devolução da Esperança”, que começará amanhã e que tem como objetivo “reconstruir o país”.
O porta-voz acrescentou que a coalizão “pôs fim a todas as ameaças que havia contra a região e a Arábia Saudita” e que teve êxito na consecução de suas metas: defender a legitimidade, deter o avanço das milícias xiitas e destruir seu potencial militar.
Além disso, Asiri detalhou que, apesar da cessação da operação, a coalizão continuará com “trabalhos militares contra posições houthis” enquanto os países da aliança considerarem necessário.
Poucas horas antes deste anúncio, o rei saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud, ordenou à força terrestre da Guarda Nacional de seu país que participe das operações da coalizão no Iêmen, segundo a agência oficial saudita de notícias “SPA”, que não ofereceu detalhes a respeito. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.