Coalizão destrói instalação do EI para fabricar carros-bomba no Iraque
Bagdá, 4 jun (EFE).- Os aviões da coalizão internacional destruíram uma das mais importantes instalações para a fabricação de carros-bomba do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) ao norte de Bagdá, informou nesta quinta-feira à Agência Efe uma fonte de segurança.
O bombardeio desencadeou ontem à noite uma série de fortes detonações devido à grande quantidade de explosivos armazenados no local, situado na cidade de Al Hauiya, a cerca de 70 quilômetros da cidade petrolífera de Kirkuk.
A fonte acrescentou que até agora não se sabe o número de baixas entre os jihadistas porque a área está sob controle total do EI.
Este ataque acontece dois dias depois que pelo menos 30 membros das milícias xiitas “Multidão Popular” morreram e outros 40 ficaram feridos em um atentado suicida com quatro carros-bomba na cidade de Biji, também ao norte da capital iraquiana.
O Iraque enfrenta desde junho de 2014 uma violenta guerra contra o EI, que conquistou nesse mês amplas partes do território e proclamou um califado neste país e na vizinha Síria.
Para ajudar as autoridades iraquianas em sua luta contra os terroristas, uma aliança liderada pelos Estados Unidos realiza bombardeios contra suas posições tanto no Iraque como na Síria.
Há dois dias, em uma reunião em Paris, o primeiro-ministro iraquiano, Haider Al Abadi, recebeu o apoio dessa coalizão para seu plano político e militar para fazer frente ao EI e recuperar a província de Al-Anbar. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.