COI disponibiliza US$ 2 milhões para ajudar refugiados
Madri, 4 set (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira a criação de um fundo de US$ 2 milhões para ajudar os comitês olímpicos nacionais que apresentarem programas de ajuda aos refugiados.
“Sabemos por experiência que o esporte pode aliviar a situação dos refugiados, muitos deles jovens e crianças, que estejam no Oriente Médio, na África, na Europa ou em outras partes do mundo”, disse o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, em comunicado ao anunciar a doação.
“Todos ficamos comovidos com as terríveis notícias e histórias dilaceradoras dos últimos dias. Em meio a esta terrível crise, o esporte e o Movimento Olímpico querem fazer sua parte na contribuição da ajuda humanitária aos refugiados”, acrescentou Bach.
O presidente do COI considerou que era necessário tomar “uma decisão rápida” e “disponibilizar o fundo imediatamente”.
“Nossos pensamentos estão com os muitos refugiados que arriscam suas vidas e as de suas famílias para escapar do perigo”, comentou o dirigente alemão.
O comunicado pede “aos comitês olímpicos nacionais e outras partes interessadas” que apresentem projetos ao COI para que sejam financiados.
A quantia vem em partes iguais do próprio COI e da Solidariedade Olímpica, seu organismo para fomentar o desenvolvimento do esporte nos países menos favorecidos. O COI trabalha há anos com diversas agências das Nações Unidas em diferentes projetos humanitários. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.