Colecionador chinês adquire aquarela de Hitler por 100 mil euros

  • Por Agencia EFE
  • 23/06/2015 07h25

Pequim, 23 jun (EFE).- Um colecionador chinês de arte adquiriu oito obras atribuídas ao ditador alemão Adolf Hitler, entre as quais se destaca uma aquarela de um castelo avaliada em 100 mil euros, informou nesta terça-feira a agência estatal “Xinhua”.

O comprador asiático ofereceu o preço mais alto por uma aquarela com uma vista do castelo alemão de Neuschwachstein durante o leilão em Nuremberg, no sul da Alemanha. A sessão aconteceu no último fim de semana e contava com 14 aquarelas e desenhos assinados pelo líder nazista.

A identidade do comprador não foi revelada durante o leilão, mas depois se soube que a aquarela foi parar junto com outras sete obras na sala do colecionador chinês.

O leilão, assim como outros anteriores de pinturas de Hitler, esteve cercado de polêmica na Alemanha, onde as obras do ditador podem ser vendidas desde que não contenham símbolos nazistas.

A figura do ditador alemão também provoca controvérsia no gigante asiático, onde em maio um fotógrafo de Xangai foi detido por representar o presidente da China, Xi Jinping, com um bigode que alguns associaram a Hitler. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.