Colégios eleitorais abrem na Colômbia para eleições legislativas

  • Por Agencia EFE
  • 09/03/2014 10h43

Bogotá, 9 mar (EFE).- Os colégios eleitorais da Colômbia abriram neste domingo às 8h (hora local, 10h de Brasília) para o pleito no qual serão escolhidos os novos membros do Senado, da Câmara dos Representantes e do Parlamento Andino.

No total, 32.795.962 colombianos estão habilitados para votar nos 10.727 postos de votação abertos nos 1.102 municípios do país.

Para estas eleições foram instaladas pela primeira vez 8.500 estações biométricas de identificação a fim de impedir a suplantação de eleitores.

As urnas permanecerão abertas até as 16h (18h de Brasília) para que o eleitorado escolha entre 2.324 candidatos os 102 membros do Senado e os 166 da Câmara dos Representantes para o período 2014-2018, assim como os cinco delegados no Parlamento Andino.

Além disso, e de maneira opcional, os eleitores poderão participar de uma “consulta interna” da Aliança Verde para escolher seu candidato às eleições presidenciais do próximo dia 25 de maio.

O Congresso que for eleito hoje começará seu período legislativo no próximo dia 20 de julho e sua composição será decisiva para a ratificação dos acordos de paz que o governo fechar com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nas negociações que realizam em Cuba.

A campanha para estas eleições foi tranquila, sem os atentados contra candidatos e ataques contra cidades e infraestruturas de outras épocas.

Segundo o Registro Nacional do Estado de Civil, que organiza as eleições, quatro horas após o fechamento dos colégios, serão divulgados os resultados definitivos da composição do novo Congresso. EFE

joc/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.