Colégios eleitorais abrem na Eslovênia para eleições parlamentares

  • Por Agencia EFE
  • 13/07/2014 02h54

Zagreb, 13 jul (EFE).- Os colégios eleitorais abriram neste domingo na Eslovênia para que 1,7 milhão de cidadãos possam votar nas eleições parlamentares antecipadas, nas quais serão eleitos os 90 deputados para um mandato de quatro anos.

Estas são as segundas eleições antecipadas em três anos na Eslovênia, país que precisa de estabilidade política para sair de uma longa crise econômica, segundo analistas.

Segundo as últimas pesquisas, o partido novo centrista SMC, fundado pelo professor de Direito Miro Cerar, ganhará com cerca de 33% dos votos.

Em segundo lugar está o conservador Partido Democrata Esloveno (SDS), do ex-primeiro-ministro Janez Jansa, com um apoio estimado de 23% dos eleitores.

Jansa fez sua campanha da prisão, na qual se encontra desde o mês passado de junho para cumprir uma pena de dois anos por um caso de corrupção.

O ex-chefe de governo assegura que é vítima de um processo montado para eliminá-lo da campanha eleitoral.

Entre os partidos que provavelmente entrarão no parlamento, segundo as pesquisas, estão o Partido dos Aposentados DeSUS e o social-democrata SD, ambos de centro-esquerda, assim como a Nova Eslovênia e o partido popular SLS, ambos de centro-direita. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.