Colégios eleitorais abrem na Grécia

  • Por Agencia EFE
  • 18/05/2014 01h35

Atenas, 18 mai (EFE). Um total de 8,9 milhões de cidadãos foram convocados neste domingo às urnas na Grécia para escolher prefeitos de 325 municípios e governadores das 13 regiões.

Os 22.528 colégios eleitorais abriram às 7h (horário local,1h de Brasília) e fecharão às 19h (13h).

Nada menos do que 40 mil candidatos se apresentaram através de 1.438 listas às Prefeituras e regiões, o que torna praticamente impossível obter uma imagem clara neste primeiro turno.

Com exceção de quatro municípios é segura a convocação de um segundo para o dia 25 de maio, dia em que também acontecem as eleições europeias.

Outra particularidade destas eleições é o grande número de listas que reivindicam sua independência, sinal da crescente perda da influência que experimentaram os partidos políticos gregos nos mais de seis anos de crise econômica e social.

O voto na Grécia é em teoria obrigatório e só é facultativo para as pessoas que se encontram a mais de 200 quilômetros de sua zona eleitoral ou têm mais de 70 anos.

No entanto, no passado quase não houve sanções para os que não depositaram seu voto, e a média de votação em eleições municipais e regionais rondou 60% para o primeiro turno e 50% para o segundo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.