Colégios eleitorais na Suécia abrem para eleições legislativas

  • Por Agencia EFE
  • 14/09/2014 03h57

Copenhague, 14 set (EFE).- Os colégios eleitorais abriram neste domingo na Suécia às 8 (horário local, 3h de Brasília) para o pleito no qual a oposição de esquerda parte como favorita para recuperar o poder oito anos depois.

Os mais de sete milhões de suecos convocados às urnas poderão votar até as 20h (15h) para escolher os 349 integrantes do Riksdagen, o parlamento unicameral.

As pesquisas dão para a esquerda uma vantagem de entre cinco e seis pontos sobre a Aliança de centro-direita integrada por conservadores, liberais, democratas-cristãos e centristas e que governa a Suécia desde 2006.

As previsões coincidem, no entanto, em não dar maioria absoluta à oposição, o que pode complicar o panorama pós-eleitoral dependendo da magnitude do crescimento do ultradireitista Democratas da Suécia, que poderia se transformar na terceira força parlamentar.

O líder social-democrata, Stefan Löfven, um antigo sindicalista sem experiência parlamentar, aspira a devolver ao poder o partido que tradicionalmente dominou a política sueca, embora as enquetes mostrem que esta legenda está em um nível similar ao de 2010, quando registrou o pior resultado em um século.

O Partido Moderado (conservador) do primeiro-ministro, Fredrik Reinfeldt, poderia perder até um terço de seus votos, segundo as pesquisas, que colocam a Iniciativa Feminista, um partido de esquerda que conseguiu uma cadeira nas últimas eleições europeias, perto da barreira mínima de 4% para entrar no Parlamento. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.