Colégios eleitorais são fechados e começa a apuração no Reino Unido

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h01
  • BlueSky

Londres, 7 mai (EFE).- Os colégios eleitorais fecharam nesta quinta-feira no Reino Unido às 22h (horário local, 18h de Brasília) e já começou a apuração de cédulas em um dos pleitos mais incertos das últimas décadas no país.

Os primeiros resultados começarão a ser divulgados nas próximas duas horas, mas o desenlace definitivo não ficará estabelecido até as 12h de sexta-feira devido ao complexo sistema eleitoral britânico, que divide a apuração em 650 circunscrições.

A jornada transcorreu hoje sem incidentes de importância em um dia na qual a meteorologia contribuiu para o bom andamento do processo eleitoral.

Um dos principais incidentes aconteceu na circunscrição de Darlington, ao norte da Inglaterra, onde se omitiu o nome do candidato do eurofóbico UKIP, David Hodgson, nas cédulas de um dos colégios eleitorais.

A prefeitura dessa cidade, encarregada de tramitar o pleito, tomou conhecimento do erro e o corrigiu quando já haviam sido depositadas 89 cédulas nas urnas.

Além disso, no bairro de Hackney, ao leste de Londres, dezenas de residentes não puderam depositar sua cédula na urna devido a problemas no sistema informático que permitia registrar-se como votante através da internet.

Dias atrás, moradores desse mesmo distrito já tinham feito queixas por não ter recebido a tempo as cédulas para votar por correio, um incidente que a prefeitura atribuiu ao fato de ter recebido cerca de 28.000 solicitações, acima do que previa.

Por sua parte, a prefeitura de Hounslow, ao oeste de Londres, emitiu uma nota de desculpa por ter enviado cerca de 3.000 moradores ao colégio eleitoral errado devido a um erro de impressão nos cartões eleitorais. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.