Colégios eleitorais são fechados na Turquia após jornada de poucos incidentes
Istambul, 7 jun (EFE).- Os colégios eleitorais fecharam suas portas na Turquia neste domingo após uma jornada eleitoral que se desenvolveu em geral com tranquilidade, salvo alguns incidentes esporádicos no sul do país.
Cerca de 54 milhões de turcos estavam convocados para escolher a composição do parlamento em um pleito precedido por uma tensa campanha eleitoral que confrontou o partido islamita AKP, no governo desde 2002, com as três legendas da oposição: o social-democrata CHP, o nacionalista MHP e o esquerdista e pró-curdo HDP.
Os primeiros resultados parciais serão conhecidos quatro horas depois do fechamento das urnas e a apuração pode prolongar-se até o início da noite.
Tudo indica que a participação foi muito alta e possivelmente supere inclusive o 89% registrado nas eleições locais de março de 2014.
Os observadores do HDP registraram menos problemas que esperavam após a tensão criada pelo atentado contra um comício deste partido, que na sexta-feira deixou dois mortos e mais de 300 feridos, segundo informaram à Agência Efe fontes da sede central da legenda esquerdista.
Entre os incidentes registrados está uma briga que deixou 15 feridos quando um grupo de pessoas tentou impedir que uma delegação do HDP visitasse um colégio eleitoral na província de Sanliurfa.
Além disso, em Gaziantep, também no sudeste da Turquia, a polícia interveio com gás lacrimogêneo em um colégio eleitoral para pôr fim a um enfrentamento entre partidários do AKP e do MHP.
Em outro incidente, possivelmente não relacionado com as eleições, um coronel retirado foi baleado e ficou gravemente ferido quando saía com sua mulher de um colégio eleitoral em Istambul. EFE
dt-iut/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.