Colégios fecham na terceira e último dia de eleições no Egito
Cairo, 28 mai (EFE).- Os colégios eleitorais no Egito fecharam nesta quarta-feira, no terceiro e último dia de eleições presidenciais no país, nas quais concorreram como candidatos o ex-chefe do Exército Abdul Fatah al Sisi e o esquerdista Hamdin Sabahi.
Os centros de votação começaram a fechar suas portas às 21h local (15h, em Brasília), após 12 horas de sufrágio, informou a televisão estatal, que mostrou imagens do início da apuração dos votos.
A Comissão Eleitoral decidiu na terça-feira estender até hoje o processo de eleições presidenciais devido à baixa participação dos dois primeiros dias, uma medida que foi criticada pelas campanhas de ambos candidatos.
Faltando dados oficiais, esta improvisada jornada eleitoral não alcançou, aparentemente, seu objetivo de atrair os eleitores em massa para legitimar o favorito Al Sisi.
Segundo pôde constatar a Agência Efe, pelo terceiro dia consecutivo, os eleitores se aproximavam a conta-gotas aos colégios eleitorais, apesar do primeiro-ministro egípcio, Ibrahim Mehleb, ter ameaçado ontem multar com 500 libras os cidadãos que não votassem.
Por outra parte, o ministro egípcio de Interior, Mohammed Ibrahim, agradeceu em comunicado “aos juízes, policiais e militares haver protegido o processo eleitoral com integridade apesar da carga que suportaram”.
Além disso, em declarações recolhidas pela agência estatal “Mena”, assegurou que a Polícia e o Exército “alcançaram proteger o processo eleitoral em sua totalidade”.
Ibrahim explicou também que se iniciará a terceira fase do plano de segurança de Interior -estabelecido para estas eleições- imediatamente depois do fechamento dos colégios “para dar segurança aos comitês e os juízes”.
A última fase desse plano se aplica após o anúncio dos resultados, com uma campanha de segurança para manter a ordem nas ruas do país perante possíveis celebrações da vitória eleitoral. EFE
ir-em/ff
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.