Colômbia coloca 3 viajantes procedentes da África em observação
Bogotá, 10 out (EFE).- O ministro da Saúde da Colômbia, Alejandro Gaviria, disse nesta sexta-feira que as autoridades do país puseram em observação três viajantes sem sintomas de ebola que chegaram da África, sendo que dois já foram declarados saudáveis e o outro continua em estudo.
“São três pessoas, duas provenientes da Libéria e uma de Serra Leoa, sobre as quais fazemos um acompanhamento estrito com duas medições de temperatura diárias”, declarou Gaviria em entrevista coletiva em Bogotá.
O ministro afirmou que após 21 dias, tempo máximo para que se apresentem sintomas de um contágio de ebola, duas dessas pessoas já foram declaradas livres da doença.
“A terceira pessoa ainda está no lapso dos 21 dias, mas até o momento não apresentou sintomatologia de nada”, acrescentou.
Gaviria também se referiu à suspeita de um possível caso de ebola no Brasil e ressaltou a necessidade de “ser muito estrito” no controle sanitário nas fronteiras.
O ministro explicou que na Colômbia estão sendo tomadas as medidas necessárias, primeiro de informação, e depois de procedimento, caso se apresente algum caso deste vírus no país.
“Estamos distribuindo a partir de hoje um cartaz para mostrar ao povo quais são os mecanismos de contágio e informar que não se passa nem pelo ar, nem pela água, nem pelos alimentos, para evitar pânico”, detalhou.
Gaviria lembrou que os casos de transmissão ativa do ebola foram registrados nos países africanos de Serra Leoa, Guiné, Libéria, Nigéria e Senegal.
Segundo explicou, há 250 ou 300 migrantes legais desses países na Colômbia e cerca de 100 que estariam ilegais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.