Colômbia e Brasil trabalharão para aumentar comércio bilateral

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2015 21h34

Bogotá, 28 abr (EFE).- Colômbia e Brasil trabalharão para aumentar o comércio bilateral, anunciaram nesta terça-feira os chanceleres dos dois países, após uma reunião em Bogotá.

Para alcançar esse objetivo, será criada nos próximos meses uma comissão de monitoramento do comércio, um “questão-chave” para identificar temas referentes às relações neste campo, explicou a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, em entrevista à imprensa depois de se reunir com o chefe do Itamaraty, Mauro Vieira.

Além disso, Holguín anunciou que organizarão um novo fórum empresarial entre os dois países que servirá para “melhorar a balança comercial” e fortalecer ainda mais as relações entre Colômbia e Brasil.

A chanceler, que definiu o Brasil como “um país que é muito próximo e amigo”, destacou o apoio recebido em matéria agrícola e de desenvolvimento do campo, especialmente pensando no pós-conflito, que deve ser iniciado logo após a assinatura de um acordo definitivo entre o governo e as Farc.

Ela comentou que no encontro conversaram sobre temas ambientais, já que, como lembrou, “Brasil e Colômbia são países que compartilham a Amazônia e têm um grande interesse” em sua preservação.

Por isso anunciou que em breve os ministérios de Meio Ambiente se reunirão para “trabalhar e avançar” na proteção da floresta.

“(Há uma) ótima vontade de ambos de continuar neste diálogo aberto e franco e trabalhar em todos os temas multilaterais e bilaterais”, concluiu.

Por sua parte, Vieira ressaltou que a relação com a Colômbia é “estratégica e fundamental” e afirmou que o país tem uma grande “potência e vigor econômico”. Ele comentou que também conversaram sobre a possibilidade de “ampliar a troca e facilitar investimentos de comércio”.

“Inclusive propusemos começar as negociações de um acordo de cooperação e comércio que vai impulsionar o comércio bilateral”, afirmou.

Vieira disse ser “um prazer constatar que existem tantas coincidências e uma agenda tão positiva com tantos projetos”.

O ministro do Itamaraty destacou que existem vários convênios de cooperação e educação, especialmente na zona fronteiriça, onde há escolas interculturais, e no ensino de idiomas, devido à força do espanhol no Brasil e do português na Colômbia.

Vieira reiterou o apoio brasileiro ao processo de paz na Colômbia, tanto nos diálogos com as Farc como no possível processo que se possa abrir com o Exército Nacional de Libertação (ELN).EFE

gdl/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.