Colômbia e México vão dividir informações na luta contra o crime

  • Por Agencia EFE
  • 09/02/2014 01h02

Cartagena (Colômbia), 8 fev (EFE).- Os Governos de Colômbia e México trocarão informação em matéria de segurança através de uma plataforma compartilhada para a identificação de delinquentes, segundo acertaram neste sábado seus chanceleres em reunião realizada no marco da 8ª Cúpula da Aliança do Pacífico.

Os chanceleres da Colômbia, María Ángela Holguín, e do México, José Antonio Meade, fizeram um amplo repasse da relação bilateral em Cartagena, no norte da Colômbia, onde na próxima segunda-feira se realizará a cúpula presidencial da Aliança, da qual também fazem parte Chile e Peru.

“Estamos lançando a plataforma em tempo real dessa troca de informação que permite aos dois países identificar essas pessoas que não queríamos que circulassem entre os dois países porque de alguma maneira estão causando muito prejuízo à imagem especificamente da Colômbia no México”, disse Holguín em entrevista coletiva.

Segundo a ministra, com o acesso a esta plataforma se dará ao Governo mexicano “a possibilidade de não admiti-las”.

“É a primeira vez que a Colômbia entrega sua plataforma e acho que vai ser uma grande experiência para a qual poderemos olhar mais na frente se a ampliarmos aos outros países da Aliança do Pacífico”, acrescentou.

Colômbia e México mantêm uma estreita cooperação na luta contra o narcotráfico e outras formas de crime organizado, por terem sido ambos países vítimas da violência de diferentes tipos de máfias. EFE

ric-joc/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.