Colômbia retomará plano piloto de desminagem “nos próximos dias”

  • Por Agencia EFE
  • 22/08/2015 21h00
  • BlueSky

Bogotá, 22 ago (EFE).- O Exército colombiano e as Farc reiniciarão “nos próximos dias” o plano piloto de desminagem no município de Briceño, departamento de Antioquia (noroeste), que foi paralisado pela presença de grupos criminosos, anunciou neste sábado o ministro da Defesa da Colômbia, Luis Carlos Villegas.

Durante seu discurso no Conselho de Ministros que foi realizado hoje na cidade de Bucaramanga, departamento de Santander (nordeste), Villegas explicou que os que paralisaram esses trabalhos foram grupos criminosos e “não autodefesas ou grupos paramilitares”.

Na sexta-feira, as Farc denunciaram em Havana que a presença de paramilitares nas proximidades da vereda do El Orejón na qual são realizados os trabalhos tinha obrigado a paralisação da desminagem humanitária.

Perante a “intimidação permanente de grupos paramilitares”, a comunidade do El Orejón” solicitou ações concretas por parte do governo, obrigando a paralisar o desenvolvimento da fase três do plano piloto” de desminagem nesse lugar, disse a delegação de paz guerrilheira mediante um comunicado lido por Félix Antonio Muñoz, conhecido como “Pastor Alape”.

Villegas explicou neste sábado que é necessário esclarecer que “o governo é consciente de que nessa zona, a 30 quilômetros da vereda El Orejón, há crime organizado”, já que ali tem presença o “Clã Úsuga”, o maior grupo criminoso do país nascido após a desmobilização das paramilitares Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC).

Há vários meses a polícia desenvolve uma operação contra o “Clã Úsuga” com o objetivo de desintegrar o grupo, uma operação que, segundo explicou o ministro, continuarão desenvolvendo.

Em 15 de julho, o soldado Wilson de Jesús Martínez Jaraba, de 37 anos e integrante do Batalhão de Desminagem Humanitário (Bides), ativou uma mina de maneira acidental enquanto trabalhava em Briceño, o que causou a morte imediata e lesões a dois militares.

Após o acidente, foram retomados os protocolos de segurança para garantir que não se repetisse uma situação similar, segundo explicou hoje Villegas.

“Esse afinamento vai nos permitir nas próximas horas ou dias, mas neste mesmo fim de semana, reiniciar com muitíssima maior segurança mas com muitíssima maior lentidão a desminagem no El Orejón”, concluiu. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

AúdioJovem Pan NewsSão Paulo - SP

Programação Ao Vivo