Colorado discute regulação da produção de óleo de haxixe após explosões

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

Denver (EUA.), 1 mai (EFE).- O aumento das explosões causadas pela fabricação caseira de óleo de haxixe no Colorado após a legalização da maconha no começo do ano fez com que o legislativo estadual passasse a debater vários projetos de lei para combater a situação.

Segundo estatísticas divulgadas pela Força-Tarefa Antidrogas das Montanhas Rochosas (HIDTA), desde 1º de janeiro de 2014 foram registradas 14 explosões em casas e edifícios onde era preparado o óleo de haxixe, deixando dez pessoas feridas e várias crianças desabrigadas.

A HIDTA alertou que estas explosões já se transformaram “em uma tendência” por causa da crescente demanda pelo óleo de haxixe, forma concentrada do componente químico da maconha, e que é usado como ingrediente nos cada vez mais populares “comestíveis”.

O Senado do Colorado começou nesta quinta-feira a debater um projeto de lei (HB14-1366) que cria novos controles na produção dos componentes dos “comestíveis” de maconha.

“A legalização da maconha introduziu novas preocupações em todo o estado”, afirmou o senador Mike Johnston à Agência Efe.

Um dos problemas que requer uma solução urgente, disse o legislador, é como manter as crianças afastadas da maconha.

“Os produtos comestíveis de maconha geram vários desafios. Nosso projeto de lei ajudará pais, educadores e o público em geral a saber identificar os alimentos que contêm maconha”, disse Johnston.

Se aprovada, a nova lei entraria em vigor em 2016 e daria ao estado mais autoridade para controlar a produção do óleo de haxixe e a fabricação de alimentos com esse componente.

Na produção caseira é difícil controlar o fluxo do gás butano, altamente inflamável e pesado, que acumula vapores facilmente.

A produção comercial do óleo de haxixe é legal no Colorado e está regulada pelo estado, mas exige instalações e máquinas comerciais que custam dezenas de milhares de dólares. Por isso, muitos optam por fabricar o óleo em casa, com um equipamento precário e sem permissão.

O caso mais recente aconteceu em 28 de abril em Leadville, ao oeste de Denver, onde uma casa ficou seriamente danificada após uma explosão.

Um dia antes, aconteceu outra explosão em uma casa de Littleton, um subúrbio de Denver, que deixou duas crianças, de 3 e 8 anos e o dono do imóvel feridos.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.