Com 4 horas de atraso, Mujica chega a Brasília para se reunir com Dilma

  • Por Agencia EFE
  • 07/11/2014 16h38

Brasília, 7 nov (EFE).- O presidente do Uruguai, José Mujica, foi recebido nesta sexta-feira em Brasília pela presidente Dilma Rousseff, a quem quis felicitar pessoalmente por sua reeleição.

Mujica chegou à capital federal com quatro horas de atraso, uma vez que o avião da Força Aérea Uruguaia em que viajou teve que adiar a partida devido a um nevoeiro intenso que cobriu hoje o aeroporto de Montevidéu.

Por tratar-se de uma visita considerada “de cortesia”, Mujica e sua comitiva entraram no Palácio do Planalto por uma porta lateral e foram conduzidos por pessoal de protocolo até o escritório de Dilma, onde devem se reunir por cerca de uma hora.

Segundo fontes uruguaias, Mujica pretende discutir com Dilma o possível apoio financeiro do Brasil ao porto de águas profundas que o Uruguai planeja construir no litoral atlântico do departamento de Rocha e alguns projetos de interconexão energética.

O governo uruguaio também se propõe a vender ao Brasil parte do excedente de gás de uma usina que projeta instalar no litoral de Montevidéu.

Fontes oficiais consultadas pela Agência Efe disseram que a reunião servirá também para que Dilma e Mujica façam um repasse da conjuntura regional.

Nesse contexto, a expectativa é que façam consultas sobre as próximas cúpulas da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), prevista para a primeira semana de dezembro no Equador, e do Mercosul, que será realizado na Argentina nos dias 17 e 18 desse mesmo mês. EFE

ed/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.