Com 60 mil candidatos, eleições de 2014 terão aplicação da Lei da Ficha Limpa

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2014 09h03

O Brasil terá 60 mil candidatos nas eleições de 2014, com a efetiva aplicação da Lei da Ficha Limpa pela primeira vez. Resultado da mobilização popular, ela torna inelegíveis candidatos condenados por órgãos colegiados da Justiça.

Como a lei foi publicada em 7 de junho de 2010, um grande debate foi travado na justiça sobre qual eleição passaria a valer o critério da Ficha Limpa. Em entrevista a Marcelo Mattos, o procurador regional eleitoral, André de Carvalho Ramos, ressaltou sua eficácia após as eleições municipais de 2012.

*Ouça os detalhes no áudio

A lei aponta 14 situações de inelegibilidades que cassam por oito anos o direito dos atingidos a serem votados. O procurador Paulo Thadeu Gomes da Silva lembrou que São Paulo terá 5 mil candidatos e ressalta a importância do conhecimento do seu passado.

Um cadastro nacional deverá ser utilizado pela Procuradoria Federal para o conhecimento da vida do candidato em todos os estados brasileiros. A lei tem sido a causa do afastamento pela Justiça Eleitoral de inúmeros prefeitos e vice-prefeitos, inclusive com a convocação de novas eleições.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.