Com 75% dos votos apurados, Syriza vence as eleições na Grécia

  • Por Agencia EFE
  • 21/09/2015 01h20

(atualiza com 75% apurado).

Atenas, 20 set (EFE).- A coalizão esquerdista Syriza, liderada pelo ex-primeiro-ministro Alexis Tsipras, venceu as eleições gerais antecipadas realizadas neste domingo na Grécia ao obter 35,47% dos votos, conforme os resultados divulgados pelo Ministério do Interior após a apuração de 75% dos votos.

“Tivemos uma batalha difícil e estou muito feliz porque o povo nos deu um mandato claro para continuar lutando interna e externamente”, disse Tsipras em discurso na Praça Klafthmonos, no centro de Atenas, perante centenas de simpatizantes.

Os conservadores de Nova Democracia, dirigidos por Vanguelis Meimarakis, obtiveram 28,26% e 75 cadeiras. Logo após tomar conhecimento destes resultados oficiais, Meimarakis reconheceu a derrota de seu partido e parabenizou Tsipras.

“Lutamos a batalha com seriedade. Aparentemente, o resultado dá a vitória ao Syriza e ao Tsipras. Dou os meus parabéns. O restante discutiremos”, afirmou ele ao chegar à sede do partido, perto do centro de Atenas.

No terceiro lugar ficaram os neonazistas do Amanhecer Dourado, com 7% dos votos e 19 cadeiras. Em seguida, estão os socialdemocratas do Pasok, com 6,38%; os comunistas do KKE, com 5,48%; e o centrista To Potami, com 4,02%.

Os nacionalistas do Gregos Independentes, membros da coalizão de governo com Syriza, obtiveram 3,65% e a União de Centristas, uma formação fundada há mais de 20 anos, mas que nunca conquistou uma cadeira, obteve 3,37%.

De fora, por enquanto, está a recém-criada Unidade Popular, partido dissidente da Syriza e liderado pelo ex-ministro Panayotis Lafazanis, com 2,85%. O mínimo para entrar no parlamento é de 3%.

Com esta apuração, a participação era de 56,13%, a mais baixa em uma eleição nacional, em um país onde o voto é obrigatório. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.