Com apuração dos votos quase completa, AKP perde maioria absoluta na Turquia

  • Por Agencia EFE
  • 07/06/2015 16h45
  • BlueSky

(Atualiza dados e acrescenta declarações do primeiro-ministro).

Ancara, 7 jun (EFE).- Com 98,7% dos votos apurados, o partido islamita Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder desde 2002, perdeu sua maioria absoluta nas eleições gerais realizadas na Turquia neste domingo, informa a agência oficial “Anadolu”.

Os resultados indicam que pela primeira vez uma legenda pró-curdos, o Partido Democrático do Povo (HDP), superou a barreira eleitoral de 10% dos votos para conquistar cadeiras no Legislativo.

Até o momento, o AKP obteve 41% dos votos, insuficiente para conquistar a maioria absoluta de 276 cadeiras no parlamento e longe dos 49,8% obtidos no último pleito. Na sequência aparece o Partido Republicado do Povo (CHP), com 25,2%, o Partido da Ação Nacionalista (MHP), com 16,5% e o HDP, com 12,5%.

O êxito do HDP impediu que o AKP mantivesse sua maioria absoluta. Segundo uma simulação da repartição das cadeiras feita pela “Anadolu”, 259 deputados serão do AKP, 131 do CHP, 82 do MHP e 78 do HDP.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelas autoridades turcas, 86% dos 54 milhões de eleitores foram às urnas.

“A decisão do povo é a melhor decisão. Voltaremos a ter dias felizes”, afirmou o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, que deve dar um discurso mais longo nas próximas horas, em Ancara.

O objetivo do AKP era pelo menos manter sua maioria absoluta ou até mesmo superar os 60% de controle do parlamento para convocar um plebiscito sobre o sistema político do país, que pretende transformar o cargo de presidente, atualmente ocupado por Recep Tayyip Erdogan, em chefe de Estado.

Mas com o resultado de hoje, o AKP deverá agora formar um executivo de minoria ou propor uma coalizão com os demais partidos que integrarão o parlamento. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.