Com ataque na Suécia, já são 4 ações envolvendo atropelamentos na Europa
Pelo menos quatro pessoas morreram e 12 ficaram feridas nesta sexta-feira depois que um caminhão invadiu uma rua de pedestres no centro de Estocolmo, a capital da Suécia, e atropelou vários transeuntes, uma ação similar à utilizada em outros ataques terroristas na Europa.
O ataque aconteceu na Drottninggatan, a principal rua de pedestres de Estocolmo, perto da vários estabelecimentos comerciais conhecidos, onde o veículo entrou em alta velocidade de forma indiscriminada.
O ato foi considerado pelas autoridades como um atentado, de acordo com o premiê sueco, Stefan Löfven, que disse: “a Suécia foi atacada. Tudo indica que foi um atentado terrorista”.
A cidade de Estocolmo viveu outra ação terrorista em 12 de dezembro, quando um carro-bomba explodiu e causou ferimentos em duas pessoas. O autor do atentado, que se sacrificou mais tarde, agiu em retaliação à presença sueca no Afeganistão.
Estes são os atentados com veículos efetuados recentemente na Europa:
– 14 de julho de 2016.- Pelo menos 84 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas quando um caminhão conduzido pelo cidadão tunisiano Mohamed Lahouaiej Bouhlel, atropelou a multidão reunida no passeio marítimo da cidade de Nice para comemorar o Feriado Nacional da França. O motorista foi abatido pela polícia.
– 19 de dezembro de 2016.- Um caminhão atropela uma multidão em um mercado natalino em Berlim, na Alemanha, matando 12 pessoas e deixando dezenas de feridos.
– 22 de março de 2017.- Um homem matou cinco pessoas – quatro civis e um policial – e deixou 31 feridos antes de ser abatido pela polícia em um ataque terrorista islamita em frente ao parlamento do Reino Unido em Londres, quando atropelou dezenas de pessoas com um veículo 4×4.
– 7 de abril de 2017.- Pelo menos duas pessoas morreram e vários transeuntes ficaram feridos ao serem atropelados por um caminhão na Drottninggatan, a principal rua de pedestres de Estocolmo, na Suécia.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.